sexta-feira, 27 de junho de 2014

JOSÉ DILERMANDO MEIRELLES, PATRONO DA CADEIRA 31 DA ALAP

José Dilermando Meireles

(11/5/1928 – 9/7/1998).
·        



Nasceu em Luziânia, no dia 11 de maio de 1928, filho de José da Costa Meirelles e de Raquel Pimentel Barbosa e faleceu no dia 9 de julho de 1998, em Brasília.
Fez seus estudos iniciais em sua terra natal, o secundário no Liceu de Goiânia e Direito, na Universidade Federal de Goiás. Logo depois, prestou concurso para Promotor de Justiça em Brasília, foi Procurador Geral da Justiça do Distrito Federal e alcançou sua aposentadoria, como desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; ao Instituto dos Advogados de Goiás; ao Instituto Luso-Brasileiro de Direito Comparado e Instituto da Fundação Cultural José Dilermando Meireles, onde se encontra a sede da Academia de Letras e Artes do Planalto, sendo um dos seus fundadores.
Criou a Fundação Cultural José Dilermando Meireles, com sede em Luziânia, ocupando o velho casarão de sua propriedade, com uma rica biblioteca e com grande número de livros.
Como líder político em sua terra natal, foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Luziânia.

Publicou as obras seguintes: Apologia de Brasília, 1960;Fortaleza de São José de Macapá,1969;O histórico e o pitoresco, 1978; O Ministério Público – sua gênese e sua história, 1983;O Planalto Central do Brasil, no passado, no presente e no futuro, 1972; História de Santa Luzia – Luziânia, 1979; A morte trágica de Americano do Brasil, 1993;Divertimento (humor com amor),1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário